domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais um dia maravilhoso!

Por : Luciano de Oliveira Barbosa


Ola pessoal, agora sou eu que vou botar pra descer aqui!

HUHUHU

Saibam que estamos adorando e aproveitando cada momento aqui. Amanheceu tudo branco!

Hoje foi um dia mais calmo, tivemos um tempinho livre para cada integrande do grupo Viva, durante a manhã e a tarde, cada um fez um programa diferenciado com suas familias.

Eu, na parte da manhã fui a um estudio de musica chamado Albeda college com Marcel e Lucia ( pai e mae), e lá encontramos com Sjoerd (irmao) hehehe, ele faz aula de bateria lá, foi muito bom, encontramos com um rapaz que sabia até cantar algumas musicas brasileiras, e a tarde ficamos em casa tocando violao, teclado e curtindo um pouco o dia juntos. Ana paula, Vanessa e Larrisa foram fazer compras em Delft, e os outros meninos sairam tambem com as familias.


A noite o grupo se reuniu na igreja para uma celebracão, onde crianças estão sendo preparadas para crisma. Terminada a missa, fomos para Delft jogar boliche, foi muito alegre e divertido, parecia que a diferença de linguas nao existia mais, e tudo mundo se comunicava como podia, e eu fiz até alguns strikes  kkkkkkkkkk

Mais tarde fomos para alguns bares, para conversar e interagir uns com os outros...



Bem o dia foi otimo, tudo perfeito, só tenho a agradecer a Deus por tudo isso!


Familia e amigos estou com muita saudades, amo muito voces!
Obrigado por tudo familia Limberger...

Alysson está muito bem viu, fui lá visitar ele, na proxima postagem terá fotos dele!


abraços e beijos

sábado, 30 de janeiro de 2010

UM DIA ESPECIAL NA CAPITAL...

Por Ana Paula

Olá galera do Brasil! Desculpe a demora nas postagens, é que nosso programa está bem intenso e tivemos dias cheios ultimamente...mas vamos nos reorganizar para deixar vocês atualizados de nossas atividades que cada dia são mais interessantes.

Ontem fomos conhecer a capital dos Países Baixos: AMSTERDAM. Uma cidade para encher os olhos. Desde o metrô percebiamos a diversidade de raças, gente de todas as partes do mundo que ali se encontravam; no nosso primeiro ponto de chegada, a feira, nos deparamos com diversas nacionalidades, produtos dos mais distintos, e não há melhor lugar para se conhecer a cultura de um povo do que a feira rsrsrsrsrs.
Na companhia de Jane, Sander, Daniela e Erinalda, fomos ao Tropenmuseum, um museo que retrata a cultura dos continentes e povos. Todos os objetos lá expostos tinham muito a nos contar, desde a história popular, como fatos que marcaram o mundo...era uma mistura do antigo e moderno que fascinou a todos do Grupo Viva!
Depois fomos a um sala tomar um lanche e ter uma aula de história da Holanda com Jane; foi um momento muito importante para nós, porque hoje conhecemos um país organizado, bem estruturado, mas é preciso saber as lutas e dificuldades pelas quais passaram até chegar a tamanha estabilidade. Então Jane nos conduziu a uma viagem a Holanda, desde o século 13, a formação do povo, passando pela era dourada, de riquezas, até a grande destruição na época da 2 guerra mundial...o Holocausto trouxe dor e tristeza para esse povo também. Fatos da história que eles consideram muito e que todos os anos celebram a morte daqueles que a guerra levou. Lembramos também do ano de 1953 quando o mar ultrapassou os diques e invandiu a Holanda, deixando como saldo, duas mil pessoas mortas e cem mil desabrigados.

É fundamental conhecer a história para valorizar a boa estrutura que vivemos no presente e vislumbrar um futuro de melhor qualidade de vida para todos.

Conhecemos também a fábrica da Heineken, uma cerveja conhecida mundialmente. Foi um passeio muito interessante, nunca pensei que conhecer o processo de fabricação de cerveja fosse nos proporcionar tamanho divertimento. Ah, descobrimos como uma cerveja se sente desde seu percurso pela fábrica até chegar em uma festa, muito bom, engraçado, tudo isso graças a tecnologia 4D. Lá também encontramos gente de todas as partes do mundo e interagimos bastante.

Depois caminhamos por algumas ruas famosas de Amsterdam, passeamos por alguns canais dentre tantos espalhados pela cidade e acabamos nossa programação na Casa de Jane e Sander que organizaram uma festa para Ayron e convidaram além do grupo Viva, vários holandeses que no Brasil já estiveram, como também, muitas brasileiras que aqui vivem, oportunidade para todos falarem português. Todos os holandeses que conhecem o Brasil guardam boas recordações e nos encontrar é como matar um pouco da saudade do Brasil.

Um beijão a todos e estamos aproveitando ao máximo este intercâmbio...

Tot Straks
PS: Saulinho, lembrei de você em Amsterdam...tudo que vc disse e um pouco mais....Bjus!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Rotterdam: Um dia de muito trabalho!

Por Rodrigo Pontes de Mello

Quando estavamos em Garanhuns (com o Grupo Vamos 2), lembro-me bem disso, uma coisa ficou muito clara: o grupo "VIVA!" vai a Holanda nao para passar ferias, ou para um simples intercambio para passeio. O grupo "VIVA!" vai a Holanda para desenvolver atividades que possam construir novas possibilidades de compreensao para tambem possiveis mundos (mundos melhores). Isso significa dizer que estamos desenvolvendo um tipo de trabalho muito valorisado por aqui: o trabalho intelectual! A capacidade que os seres humanos tem de mudar suas mentes a partir da compreencao de outras formas de ser-no-mundo (isso e bem existencialista). E quando enfrentamos um frio de -5 graus de temperatura, indo de bicicleta a Estacao de Delft (no sentido de pegarmos um trem para Rotterdam), nao imaginavamos que iriamos aprender tanto. Estava muito frio... Quase nao tinha sol... E Rotterdam era apenas uma cidade do nosso imaginario. Mas, as vivencias que tivemos foram surpreendentes.

Nossa primeira parada foi no "JOLO". Um espaco (nao uma instituicao) criado por pessoas que atuam nas relacoes humanas a partir de processos de mediacao de jovens em conflito com suas relacoes de sociabilidade. Um trabalho que envolve associacoes das mais diversas, e que tem por objetivo maior discutir problemas que surgem nas relacoes sociais envolvendo jovens, reservando a eles/elas o direito e a possibilidade de resolver seus proprios problemas; sem a interferencia e decisao de qualquer outra pessoa que esteja fora dos sentimentos que envolve o problema. Foi a primeira vez (confesso), que vi sendo utilizada teorias da "Analise Institucional" (a partir de processos de mediacao), por pessoas nao tradicionalmente institucionalizadas (pedagogos, professores, psicologos, assistentes sociais...). Um trabalho que valoriza, acima de tudo, a condicao humana e sua capacidade de resolver seus proprios problemas, a partir de uma coisa simples: "linguagem". Pois, TUDO, e resolvido atraves de processos dialogados dialogicamente. Importantissimo!!!

Depois seguimos para a Curia Diocesana da cidade de Rotterdam, e fomos recebidos pelo Vigario Geral e o Chanceler da Diocese. Tivemos um "almoco holandes"; a mesma coisa do cafe da manha... hahahahahahahahaha... (eu particularmente adoro esses almocos), e trocamos muitas ideias sobre a igreja e o cristianismo tanto no Brasil quanto na Holanda. E uma coisa que tivemos a possibilidade de aprender foi que o cristianismo jamais pode ser vivenciado na individualidade. Isso foi muito importante. Em seguida visitamos uma pequena capela no interior da Curia, onde vimos - entre algumas coisas - uma gravura de uma passagem do evangelho: "O Caminho de Emaus". Nos despedimos do Chanceler, tiramos fotos, e fomos conhecer um dos portos mais importantes para a economia do mundo: o Porto de Rotterdam! Nossa! Quanta coisa vimos! Navios... Estaleiros... Pontes... Construcoes novas, outras (poucas) antigas... Grandes edificios... Moinhos... Embarcacoes com capacidades gigantescas... Tudo sendo muito fotografado.

Em seguinda um momento MUITO IMPORTANTE: ver um monumento erguido ao lado do Museu Maritimo (que visitamos), e que esta posto para que todas as pessoas que vivem em Rotterdam lembrem do que a cidade passou durante os ataques na Segunda Grande Gerra. Essas lembrencas ainda sao muito fortes. Obvio! Mas uma coisa e certa: a capacidade de soerguimento desse povo e fantastica! Tudo foi absolutamente reconstruido, e acreditamos que holandeses e holandesas tem muito orgulho disso. Depois visitamos o Museu Maritimo, onde vivenciamos um passeio no interior de um navio antigo atracado fora do museu (claro... hahahahahahaha...), e foi uma visita muito prazerosa, que terminou as 5h em ponto, dentro do Museu. Agora a parte de requeacao, e que aprendemos muito, tambem: a visita a comunidade caboverdiana, numa paroquia de Rotterdam. Tivemos comida caboverdiana... Dancamos ritmos do Cabo Verde... E conhecemos um pouco como os caboverdianos vivem em Rotterdam.

Vou resumir por que acho que escrevi demais... :) Voltamos para a Estacao de Delft, pegamos nossas bicicletas e voltamos para casa com as familias que tao bem nos acolhe. Poderia escrever muito mais sobre esse dia de muito trabalho... Um dia muito cheio... Mas agora vou finalizar, pois "Ik ga slapen, want ik ben moe". hahahahahahahah... Primeiro Joop me ensinou a expressao "Ik ben moe", e depois meu grande (pois ele e grande mesmo) professor Jan deu-me a primeira licao em holandes, e ensinou-me a expressao toda que escrevi agora!!!

Dank well allemal!!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Inicio da Semana - Atividades Programadas

Por Rodrigo e Ramon

Hoje iniciamos uma nova etapa de nossas atividades aqui na Holanda. Fomos primeiro a uma das maiores estacoes de tratamento de agua do mundo (WWTP Harnaschpolder), e que atende a regiao onde nos estamos. Trata-se de uma empresa privada, mas que atende as exigencias governamentais - sobretudo ao controle de qualidade de suas atividades, e o retorno a populacao. Um processo complexo que tem por objetivo maior cuidar da agua que e utilizada pelas pessoas que vivem nessa regiao. Obviamente que tivemos acesso a dados tecnicos dessa empresa (no tocante ao seu funcionamento), mas nao vamos tratar disso aqui, pois o nosso dia foi longo e cheio de coisas tao interessantes quanto essa. Mas, so para voces terem uma ideia, sua construcao durou 4 anos, e contou com um grande numero de trabalhadores, e custou aproximadamente 250.000.000,00 Euros. Hoje ela esta usando 75% de sua capacidade maxima, e mais um dado importante: ela consegue produzir mais de 50% da energia atraves do gas metano de seus rejeitos. Em seguida fomos para "Waterkering". Trata-se de uma construcao em que temos a possibilidade de sentir um pouco da vida dos holandeses. Uma das mais grandiosas e maravilhosas obras da engenharia. Um dos maiores feitos do povo holandes, a partir de um dos seus mais significativos sofrimentos (acreditamos); pois em 1953 parte do pais foi inuldado por uma juncao de fortes correntes marinhas e de ventos em alta velocidade, destruindo casas e plantacoes, alem de muitos animais que morreram naquele momento. Depois fomos para uma estacao onde e possivel ir (de navio) para a Inglaterra. Depois tivemos um lanche com todos, e Huub nos passou a programacao dos dois dias seguintes (amanha e quarta-feira). Retornarmos para as casas que nos hospedam, onde jantamos com as familias que nos acolhem, para depois voltarmos a Schipluiden e nos encontrarmos para fazermos uma breve avaliacao, discutirmos como sera alimentado esse blog, e como estaremos nos organizando para nossas atividades em Amsterdan.

Temos tres observacoes a fazer nessa postagem:

1) Ontem nao foi possivel postar uma mensagem que desse conta de todas as vivencias dos que participam do "VIVA!", pois estamos separados, e estamos tendo experiencias diferentes com cada uma das familias que esta nos hospedando. Por exemplo, Rodrigo e Ramon (esses que vos escrevem), tivemos um passeio maravilhoso para conhecermos uma antiga Igreja de Schipluiden "Op Hodenpijl". Nela tomamos um cafe, e assistimos a uma apresentacao de um mexicano que falou sobre a cultura indigena do Mexico. Mas, antes, visitamos um lugar onde se cuidam de cavalos e que, por sinal, tem alguns campeoes. Um domingo muito prazeroso e que terminou com a ida a igreja como foi relatado pelos colegas.

2) Nesse teclado nao esta sendo possivel inserir a pontuacao da lingua portuguesa. Adivinhem a razao?

3) O mesmo problema estamos encontrando para colocarmos as fotos. Assim, vamos deixar para amanha.

Boa noite a todos e ate a proxima.

domingo, 24 de janeiro de 2010

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA NO DOMINGÃO DO VIVA!

Por Ana Paula, Larissa e Vanessa

Olá galera do Brasil, amigos e familiares queridos...depois de definitivamente conhecer o inverno europeu com a neve, hoje o trio feminino viveu uma experiência muito legal, fomos conhecer um lugar que no Brasil adoramos ir, e por sinal está bombando nessa época...A PRAIA. Ao som de "VAMOS A LA PLAYA OH, OH, OH, OH, OH" cantado no carro por Joop, nós seguimos com o casal Hofstede (Joop e Toos) para conhecermos a praia em Hoek van Holland. Quanta diferença!!! Acho que não fomos na época certa rsrsrsrs... Ao descermos do carro andamos bastante e só havia nevoeiro a nossa frente, caminhamos uns instantes mais  para enfim ver o mar...na areia, nada de guarda-sol, toalhas estendidas, carrinhos de picolé...só alguns poucos corajosos que caminhavam com seus cachorros e um ou outro que pescava. A água?? Mais gelada do que a que tiramos do nosso freezer, a areia é escura e não se vê nenhum coqueiro ou barraquinha...tudo deserto, definitivamente esse não é um programa para se fazer no inverno rssrsrs. Mas valeu muito a pena conhecer, cada vez mais valorizamos o país bonito e tropical em que vivemos. Ah, no mar apenas barcos e muitas gaivotas...é linda a quantidade de animais que vimos ao ar livre...muitos gansos nos canais e gaivotas no mar.
Depois do passeio pela praia fomos a um acochegante restaurante papear uns instantes e nos esquentar do frio saboreando um cardápio típico dos holandeses: batatas, dessa vez eram fritas, com molho appelmoes ( molho de maça com açúcar e canela - que ele adoram) e frikandel (almôndegas). Uma divertida tarde para nós.
A noite fomos todos, grupo Viva e famílias, a uma celebração em Den Hoorn; rezamos e cantamos os hinos das comunidades de Taizé, com todo o seu clima intimista (velas e ícones). Padre Huub sempre muito gentil traduziu todos os canticos para que nós também pudessemos participar e as leituras proclamadas nos dois idiomas, para que todos pudessem meditar o que Deus tinha a nos dizer na noite.
No final, fomos ao salão paroquial tomar o café e comer uns biscoitos deliciosos com recheio do mel, e lá encontramos três brasileiras que, ao ler no jornal que tinha um grupo de brasileiros visitando schipluiden, quiseram nos encontrar para matar a saudade do Brasil (ah, nem dissemos a vocês que tivemos direito a nota no jornal e tudo mais...muito chic rsrsrsr).
Cada dia é uma nova alegria, amanhã teremos um dia bem cheio, por isso vamos nos despedindo...um grande abraço para todos, estamos muito felizes com tudo e todos.

RECADOS: Ana Paula: Mainha, tudo em paz por aí? Aqui tá tudo em ordem viu, qualquer coisa ligue. Bjus!



Passeio no zoo...LÓGICO!

por Alysson, Ayron, Emanuel, Alexandre e Luciano.







Oi pessoal!
Posso dizer que agora que estamos acomodados na casa das nossas famílias aqui, estamos ainda mais íntimos da Holanda, porque estamos realmente próximos da realidade deles. Depois de sábado fomos divididos em famílias e eu fiquei na casa da família de Marloes (estuda medicina e tem mais dois irmãos, um da marinha e outro jogador profissional de futebol, ainda não sei o que os pais dela fazem, mas seja o que for, são bem-sucedidos), uma das que foram com os holandeses do Grupo Vamos 2009 para o Brasil. A família dela é muito simpática e hospitaleira, principalmente a mãe (Mika) dela, sempre gentil comigo.
Este domingo tivemos uma programação meio que surpresa, pois não havia nada definido ainda. Eu, Ayron, Emanuel, Alexandre e Luciano...fomos pela manhã com Joost(Iouste), Marloes(Marluss) e Patricia, para o zoológico. PEEENSE num passeio arretado de bom! O zoo é enorme, parece uma cidade. Aqui percebemos que é um programa muito familiar e que mesmo no frio tem muito movimento. É engraçado e comum vermos bebês, crianças de colo, em carrinhos e andando, sem luvas, cachecol ou touca...as crianças (um divertimento a parte) parecem estar bem acostumadas....enquanto nós bem empacotados....kkk.
Nós vimos todos os tipos de animais, tubarões, estrelas-do-mar, crocodilos, gorilas, girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes, tigres, leões...enfim...muitos...e além disso, vimos também diversos tipos de ecossistemas, em estufas, ao ar livre, em aquários, tudo muito bem organizado e o mais fiel possível ao habitat natural dos animais selvagens. Ah...vimos pinguins, ursos, lontras, arraias, tartarugas, gnus, raposas, lobos...e por aí vai. rsrsrs. De tão grande, o lugar parece um labirinto, é muito fácil ficar perdido, mesmo com as placas. Andamos muito! Mas valeu cada passada e apesar do frio intenso, demos boas risadas, vendo com que animal cada um de nós se parecia. Nosso lema era...Chega batendo(fotos) papi! Porque tirávamos foto por centímetro quadrado...kkk,  como um mói de matuto no meio de um shopping...rs. E por falar em foto, esse é um passatempo que os holandeses apreciam muito. Se você puxa a sua camera pequenina, eles trazem consigo as suas profissionais...rs, parecem verdadeiros paparazzi, com bolsas, lentes e tripé nas costas, eles realmente apreciam uma boa fotografia. Resumindo....só estando aqui pra ver de pertinho, tudo é muito bonito e interessante. Ah! Eu e Luciano encontramos...advinhem quem...NEMO! Não precisam mais procurar. kkkk. Vimos até um jumentinho....rs
Ayron parecia um picolé com pernas...kkk, eu parecia um pinguim de geladeira...rs...e todos se divertiram até a volta pra casa, que por sinal foi bem rápida...eles dirigem ligeiro por aqui...hehe.
A noite foi como as meninas disseram, fomos a uma cerimônia ecumênica, que mais parece um sarau religioso, com cânticos e tudo mais, onde nos reunimos com o coral da igreja, alguns brasileiros, membros e Pe. Huub em adoração a Deus. Logo após, fomos para o coffee-break, onde pudemos conversar e nos conhecermos melhor. conheci um casal muito simpático de aposentados, Henri e Hinke, que ficaram muito interessados pra que eu falasse como as coisas são por aqui.
Depois de sairmos da igreja, fomos embora de bicicleta...mas eu ainda fui com Marloes até a casa de Patricia, onde Emanuel também estava e ficamos com Joost, Marloes, Simon, Ron, Patricia e a mãe dela, conversando e brincando um pouco de forca e mímica, com palavras em português e em holandês, muito engraçado. Agora esse sou eu me indo embora...porque esse frio é uma droga, congela a gente...ou pelo menos tenta...kkk.
Boa noite Brasil.

PRIMEIRO DIA COM AS FAMÍLIAS

Por Ayron,

Bom dia a todos os participantes do Blog VIVA!


Que dia fantástico tivemos nesse sábado...depois do sucesso da festa brasileira, com muitos convidados ao som de quase todos os rítimos brasileiros, tivemos que acordar bem para arrumar a casa Dom Bosco e também as nossas malas, o que não foi tarefa fácil devido a quantidade de blusas e casacos que ganhamos, nossas malas ficaram pequenas.

Tomamos café da manhã com todas as famílias de hospedagem e depois saimos de bicicleta rumo a Den Hoorn e Schipluiden, penso que 30 min de bicicleta de Delft. Agora estamos todos divididos: Eu estou na casa de Huub, Ana Paula com nossos queridos Joop e Toos, Luciano com a família Limberg: Lúcia e Marcel, Larissa e Vanessa com a família Berkhout esses em Schipluiden, em Den Hoorn estão: Alexandre e Emanuel com a família Van Leeuwen, Ramon e Rodrigo com a família Klijweg e por fim Alysson com a família Schenkeveld

Na parte da tarde nos encontramos em Schipluiden e participamos do Cult Royale festival: primeiro vimos um concerto de piano de um garoto e saimos visitando as salas onde aconteciam o festival.


Fomos jantar no Schelp(salão), mais uma vez comidas de inverno, aquelas típicas holandesas, com batata, couve, cenoura, cebola, e carnes, em seguida fomos participar de uma missa em Den Hoorn, onde cantamos com o coral Ancor a música heal the world de Michael Jackson, Larissa e Ana Paula com Luciano tocando, apresentaram mais duas músicas e por fim todos nós cantamos Jesus Cristo de Roberto Carlos, foi interessante, principalmente no abraço da paz, aqui nas igrejas a saudação é apenas com um aperto de mão, e nós sempre fazemos com um caloroso abraço.


Depois da celebração voltamos para o festival, esse acontece em diversas pequenas salas e se tem de tudo até Merilyn Monroe ( in memory), e muita música, houve uma apresentação de fado belíssima. O ponto alto da noite foi a tão esperada neve, todo mundo brincando como se fosse criança, ficamos tão felizes, tiramos muitas e muitas fotos, terminamos a noite numa dessas salas com música, bebendo e conversando com nossos amigos.

Foi um dia de muitos acontecimentos... A partir de agora cada um vai escrever individualmente, estamos muito bem. Pe Gabriel um grande abraço, é impossivel não lembrar do senhor por aqui, é como se o senhor estivesse aqui...





Abraços a todos!!

PS: Daqui a pouco postaremos fotos desse dia...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ÚLTIMO DIA DE AULA E NOITE BRASILEIRA

Por: Luciano e Ramon

Hoje foi nosso último dia de aula no Stanislas College, findando uma semana inteira de aulas consecutivas durante todas as nossas manhãs na primeira semana nos Paises Baixos. No final da aula tivemos uma pequena avaliação (conversação) com Toos, Marjolein e Huub e todos os componentes do grupo VIVA! participaram. Além das aulas nesta primeira semana também tivemos uma interação com os alunos e professores no momento do intervalo das aulas que foram de grande aproveitamento para o nosso crescimento e reflexão sobre o nosso sistema educacional brasileiro.






A tarde foi reservada para preparação da "Noite brasileira", momento de muita expectativa de todos do VIVA!, tivemos a ajuda de um grande holandês, o estimável Daan, e da simpática alemã Manja. No momento áureo, que foi a "Noite brasileira" ,demonstramos a nossa cultura através da culinária, música e danças. Foi servido: Rubacão, creme de galinha, arrumadinho (preparado por Larissa, Vanessa e Luciano) caipirinha de limão ( preprado por Alexandre) e a ornamentação feita pelo o grupo VIVA!, foi um sucesso!!!!!!! A participação dos holandeses foi de uma extrema alegria e interação com todos os brasileiros presentes nesta noite inesquecível.
Outro momento de muita emoção e alegria foi a homenagem feita pelo o VIVA! a Moni, responsável pela casa Dom Bosco onde estamos hospedados nessa primeira semana, neste sábado será nosso último dia na casa Dom Bosco, levaremos você Moni nos nossos corações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


                                                                                                 
Tot straks....

RECADOS:

Ramon:

My love!!!!!!!!!!!!!!!!
A "Noite brasileira" foi muito legal, momentos inesqueciveis estou vivendo aqui na Holanda. Sabes que você não sai do meu pensamento pode ter certeza. Te amo

Luciano:
Minha linda familia estou com muita saudades de voces, estou fazendo o maximo aqui para interagir e aprender com os Holandeses, estou muito bem não se preocupem!
beijos tbm para meus amigos

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FRIO

Olá Brasil, amigos e familiares!


 Por: Alexandre e Emanuel


Aqui estamos novamente com mais novidades para vocês que estão aí acompanhando nossas aventuras. Hoje o dia amanheceu frio, essa foi a manhã mais fria que sentimos desde que chegamos até então. Alguns se levantaram mais tarde do que costume, devido a “ressaca” da noite anterior, e um pouco atrasados tomamos mais um café da manhã com a sempre simpática e cordial Moni e partimos então para a penúltima aula de inglês. Nesse trajeto percebemos que os canais estavam congelando. Voltamos para casa e adivinhem o almoço: “a mesma coisa do café da manhã”. Durante o almoço começamos a discussão acerca da preparação do Jantar da “Noite Brasileira”, dividimos as tarefas por grupos e recebemos a surpreendente notícia de que contaremos com mais de 50 convidados, entre holandeses e brasileiros que residem no país.

Com a tarde livre, o grupo dividiu-se entre visita centro da cidade, compras no supermercado (para o jantar), e descanso na casa Dom Bosco.

No entardecer, com o regresso de todos os ausentes na casa, o grupo se juntou para ensaiar algumas músicas onde iríamos realizar uma apresentação na Igreja da cidade vizinha Den Hoorn, com o coral ANCOR.

Para o Jantar duas surpresa, a primeira a presença em nossa mesa de dois estudantes holandeses de cidades interioranas que moram aqui nesta casa, mas que ainda pouco havíamos tido contato, e a segunda um especial banquete preparado por Moni, com direito a salmão, salada, macarrão, arroz integral e vinho. Saciados, iniciamos os preparativos para seguir à igreja. Contamos então com a companhia de Patricia, Wilma, Ellen e Jeanet para nos levar a cidade de Den Hoorn.


Que surpreendente oportunidade de estarmos em uma igreja centenária, com uma arquitetura própria holandesa, ensaiando com o coral profissional, e que ainda nos convidou para no próximo sábado participar de uma celebração cantando algumas músicas brasileiras. Trabalho duro nós teremos agora pela frente, com esta responsabilidade a cumprir! Mais como o desafio está presente em nossas vidas, faremos nosso melhor.


Saindo da igreja, fomos participar de uma degustação de queijos holandeses, dos quais provamos desde um queijo produzido nos últimos 2 meses, à um queijo produzido a mais de cinco anos, só faltou o vinho.

Voltamos para casa, fizemos nosso momento de convivência no qual jogamos, conversamos e assim acabou nosso dia.



Aguardem as novidades da noite brasileira!



Grande AbraçO!



Emanuel:

Nossa, que notícias preocupantes que recebemos sobre a situação climática da Paraíba. Espero que apesar de tudo, os danos estejam sendo mínimos.

Um grande abraço e beijo para o BRASIL!

Tenham certeza, vivemos “Em um país tropical, abençoado por deus, e bonito por natureza”.



Alexandre:

Meu Amor, estou morrendo de saudade de ti e de nosso filho lindo. Te amo de uma forma muito especial. Fica com Deus.

Um grande beijo do seu marido que te ama muito.

Xandy.

ESCOLA,CENTRO E NOITE HOLANDESA

Delft, 20 de janeiro de 2010

Produzido por Alisson e Vanessa
 
 Hoje o dia começou mais gelado que ontem, exigindo da gente uma força de vontade maior para levantar da cama e bem mais roupas também. Após o café fomos novamente até a escola onde estamos tendo nossas aulas de inglês ,na companhia de Toos e Janete.

A tarde, alguns do grupo foram ao centro de Delft dar uma volta, visitaram igrejas, lojas e outras construções da cidade. Há muito movimento apesar do frio e a cidade está repleta de coisas lindas para conhecermos, a arquitetura tem um aspecto antigo, mas faz parecer que estamos em um cenário medieval em meio a modernidade e isto nos deixa maravilhados. Nesta caminhada surge no cenário um dos símbolos de maior destaque do país, um moinho em tamanho real...rs.


A noite um jantar caloroso e variado nos foi oferecido , esquentando o frio e ainda mais nossas experiências e nos aproximando deste povo e desta cultura que por nós está sendo apreciada. Diversas pessoas estiveram a nos prestigiar.Assim como nossos amigos Larissa e Rodrigo descreveram ontem no blog, nos comunicamos através de várias línguas, surgiu até um dialeto produzido por nosso amigo Alexandre onde ele misturou inglês -português: I’m bola; This is palito...kkk




Além dessas pequenas brincadeiras, nos divertimos jogando com o pessoal da Holanda. Altas risadas demos quando Larissa veio para o jantar ainda com a etiqueta na roupa que ela escolheu na casa de Tools...kkk
Após o jantar todos nós recebemos lembrancinhas dos holandeses como um agradecimento pela nossa presença aqui.

Conversamos e brincamos o restante da noite, nos sentindo em casa ao lado deles.

P.S: Continuem acompanhando que mais novidades aparecerão.

RECADOS

Ana Paula

Beijos para todos de casa, aqui está maravilhoso, um abraço com amor para muinhas irmas de garanhuns e meu dindo gabriel e um arrocho para todos os meus amigos. Estou me divertindo muito e volto com muitas historias pra contar.

Larissa

Amanda, o xero que vc reclamou está no email do meu cunhadinho, esta tudo bem por aqui e tbm estou com bastante saudade, se cuida. Beijo para todos. E pra Thiago também.

Lano

Saudades de todos, estou me esforçando em todas as ocasiões, obrigado pelas mensagens e continuem escrevendo pra mim.

Emanuel

Hey mae e pai...espero que esteja tudo bem ai, fiquei sabendo das chuvas, ai em tabatinga deve estarterrivel, neo se preocupe comigo.Daqui a tres dias no maximo eu entro em contato com vcs por email. Obrigado marcinha, muitas saudades.

Rodrigo

Olá todos e todas, brasileiros e brasileiras, nunca na historia desse pais, um simples cidaddao do sitio mangas, do interior do pe consegue ganhar uma causa. Por isso estou feliz demais. Beijos nenem...acabou as frases.

Ayron

Por favor, mandem msgs para mim, qualquer coisa serve, pelo menos um oi ou no final da frase um abraço.

Simon

Abraços para Nel.

Vanessa

Para mim que gosto de viajar e conhecer novas culturas esta sendo de máxima importância estar aqui. To com muita saudade de casa mais da pra agüentar kkkkkkkkkkkkkkkk.Pai, mãe, irmão, sobrinho e cunhada, lembro todos os dias de vcs e seria ótimo se pudessem um dia visitar este país. Estou muito, muito feliz mesmo. Aos meus amigos e demais familiares um big beijuuuuuuuuuuuuuuu. Até mais.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PRIMEIRA VIVÊNCIA

Por: Rodrigo e Larissa,
Hoje nós atrasamos para iniciarmos as nossas atividades, levantamos às 08h:00m e descemos para tomar café com Huub, Moni e Toos. Após terminarmos, fomos para aula de inglês no Stanislau (escola) aqui em Delft. Uma caminhada fria, mas absolutamente diferente e prazerosa. Fomos recebidos pelo Diretor da Escola "Stanislau College", o Sr. Nico. Trata-se de uma escola que pertenceu aos Jesuítas. Conhecemos a estrutura da escola, observando tudo; do armário, onde é guardado o material dos estudantes, aos laboratórios de química, física, e podemos dizer que é muito além do que nós imaginávamos. No toque de intervalo dos estudantes foi bem interessante, pois fomos muito bem recebidos por eles e tiramos muitas fotos. Ao retornarmos, encontramos neve!!! É a mesma coisa daquele gelo que fica "apregado" nas parede daquelas geladeira das antiga. Voltamos à casa Dom Bosco, e fomos almoçar. Adivinhem o almoço? A mesma coisa do café da manhã!!! hahahahahahahahahahaha... Muito interessante a experiência. Depois, todos nós fomos a Schipluiden para buscarmos nossas bicicletas e algumas outras roupas de frio. Tivemos a companhia de Huub, Toos, Wim, Ank e Patrícia. Nós não morreremos NUNCA de frio, aqui. Estamos mais agasalhados do que quando estamos no inverno dos buracos de forró da vida. Então voltamos (pedalando num frio de 5°C, que tem a sensação térmica de 1 ou 2 graus). E chegamos cheios de experiências e impressões diferentes, de um lugar que também tem vida muito diversa. Fomos recebidos mais uma vez pela atenciosa e hospitaleira alemã Moni (a irmã resposável pela casa), que preparou um jantar para todos nós. Uma massa italiana maravilhosa!!! Muito bom. E estamos tendo uma experiência muito agradável: estamos nos comunicando em, pelo menos 4 ou 5 idiomas (português, holandês, inglês, italiano e francês - de vez em quando). Por fim, nos encontramos na sala, conversamos, brincamos e Ayron com Ana Paula dançaram chamando "Dalila".



Mais não termina por aí nossa busca de novos conhecimentos. Sabem o que nos espera....? Muita adrenalina..kkkkkk.


PS: Não percam amanhã: NOTÍCIAS DO JANTAR HOLANDÊS!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FINALMENTE HOLANDA

Por Ana Paula e Ayron,

Olá galera do Brasil...agora é fato, estamos na Holanda! Saimos ontem de Campina Grande sob muita chuva, a caminho da Veneza Brasileira, Recife, onde fomos acolhidos na casa dos Redentoristas na Madalena, para aguardar a hora do embarque.
Tudo era muito novo para todos, já no aeroporto em Recife se percebia a diversidade que nos aguardava, um novo mundo se abria para nós, encontramos Jaime de Boer um holandês que vive no Brasil a 40 anos. No check in, eram diversos europeus que retornavam para sua terra, e brasileiros como nós que seguiam para Portugal.
Depois de 7 horas de vôo sobre o atlântico chegamos ao aeroporto de Lisboa, a porta de entrada para a diversos países da Europa , muito mais se identificava a mistura de raças, nós sentados aguardando o nosso vôo pra Amsterdam, percebia-mos ao nosso redor a presença de gente do mundo inteiro, eram diversas línguas e estilos, um mundo novo a nossa volta. De Lisboa para Amsterdam foram mais 3 horas, e ao chegar na Holanda tivemos uma calorosa e amável acolhida, os componentes dos Grupos Vamos 1, Vamos 2, Alegria e tantos amigos nossos que moram na Holanda foram nos recepcionar levando abraços, sorrisos e também uma carinhosa faixa que dizia que estávamos chegando em nossa casa...foi muito bom sentir tamanho amor.
Como o fuso horário é diferente 4 horas, chegamos na Holanda já a noite, enquanto no Brasil ainda eram 14h, jantamos todos juntos na casa Dom Bosco,estavam presentes muitos holandeses, partilhamos um pouco da vivência da viagem. No fim da noite  Huub nos passou a programação de amanhã, vamos acordar cedinho para as nossas atividades, desde já dizemos que está valendo muito a pena esta experiência e que muito mais ainda está por vir.
Ainda não sentimos o verdadeiro frio, pois saimos do aeroporto para o ônibus e do ônibus para casa, porém já estamos abastecidos de casacos, luvas e até tocas que ganhamos no aeroporto.
Um grande abraço as famílias e amigos que acompanham nossas aventuras no blog...e até amanhã com novas histórias. Até lá!

RECADOS:

Emanuel: Pai, mãe, Marcel, Rafael e amigos, assim que puder mando notícias, desde já agradeço todos os desejos de boa viagem. Abraços.

Ana Paula: Beijos para mainha, painho, nêga fulô, dindo Gabriel, e a cafuçada toda, saudades!!

Luciano: Família e amigos, obrigado pelas orações aqui tá tudo bom de ótimo. Escrevam quando puder!

Alysson: Mainha obrigado pela ajuda que você me deu, pois me fez chegar inteiro até aqui. Painho, você ia adorar tá aqui e observar o que eu vi. Lalá, você precisa fazer uma viagem dessa também, UN me bem, saudades de você, cheguei bem. Xêro do All pra todos.

Alexandre: Noelma e Caio, desculpa por não ter ligado, houve um contra tempo com os telefones. Ligarei amanhã. Cuida do nosso filho, saudades, eu te amo!

Larissa: Thiago, mainha, painho. Beijos amo vocês!

Ayron: Tá sendo muito legal perceber a felicidade de todos os intercambistas, parece que pra eles a ficha ainda não caiu. Comentem o blog e mandem seus recados, sei que todos ficaram felizes. Obrigado a todos os amigos que foram no Schipol. Um grande abraço!

domingo, 17 de janeiro de 2010

RUMO À HOLANDA...

Chegou o tão esperado dia...já se aproxima a hora de realizarmos o nosso grande sonho, o nosso intercâmbio cultural na Holanda. Coração tá a mil, agitação total...estamos nesse momento indo para Recife de onde logo mais embarcaremos para Lisboa, logo depois Amsterdam.
Da Holanda hoje já recebemos a acolhida dos nossos amigos Toos, Joop e Huub, e sabemos que a cidade de Schipluiden já nos aguarda com alegria. No aeroporto, muitos amigos nossos de diversas partes da Holanda nos recepcionarão, portanto, faremos uma grande festa desde o aeroporto rsrsrsrs.
Que Deus abençoe nosso translado, nossa estada, abençoe abundantemente as famílias que irão abrir suas casas, seus corações para nos receber com tanta gratuidade. Que Ele também proteja e guarde com carinho as nossas famílias e amigos que aguardam nosso retorno com muitas novidades e incríveis histórias para contar.
Bem, tá chegando a hora... nossa próxima postagem será em território europeu...levamos todos vocês em nossos corações...
Grande abraço, fiquem com Deus e...até a volta! Bye! See You!
Doe! Tot ziens!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESTÁ CHEGANDO A HORA...

Hallo!
Está chegando a hora da nossa viagem, estamos em contagem regressiva: neste momento o que nos separa da Holanda são dois dias que logo, logo, vão passar. Bagagens prontas, passaporte em mãos e o coração repleto de expectativas para realizar a viagem dos nossos sonhos.
Logo mais a noite nos encontraremos para celebrar, agradecer a Deus a realização deste projeto. Reunidos com nossos amigos e familiares, vamos pedir as bênçãos protetoras do nosso Pai para que estejam a nos proteger nestes dias de intercâmbio, como também, a guardar com carinho as nossas famílias que aguadam o nosso retorno.
Desde já agradecemos a todos que colaboraram com o nosso projeto, este sonho só foi possível graças a tantos amigos que nos deram as mãos e participaram ativamente das tantas atividades que o grupo promoveu no decorrer de 2009. Muito obrigada(o)!
Possivelmente a próxima postagem já será da Holanda, vamos usar deste instrumento para descrever as experiências vividas nesses dias, e contamos com participação de todos que aqui ficam no Brasil, para que nos acompanhem, mandem mensagens e interajam conosco.
Grande beijo a todos(as) e até já, já!
Doei! Tot ziens!