terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Rotterdam: Um dia de muito trabalho!

Por Rodrigo Pontes de Mello

Quando estavamos em Garanhuns (com o Grupo Vamos 2), lembro-me bem disso, uma coisa ficou muito clara: o grupo "VIVA!" vai a Holanda nao para passar ferias, ou para um simples intercambio para passeio. O grupo "VIVA!" vai a Holanda para desenvolver atividades que possam construir novas possibilidades de compreensao para tambem possiveis mundos (mundos melhores). Isso significa dizer que estamos desenvolvendo um tipo de trabalho muito valorisado por aqui: o trabalho intelectual! A capacidade que os seres humanos tem de mudar suas mentes a partir da compreencao de outras formas de ser-no-mundo (isso e bem existencialista). E quando enfrentamos um frio de -5 graus de temperatura, indo de bicicleta a Estacao de Delft (no sentido de pegarmos um trem para Rotterdam), nao imaginavamos que iriamos aprender tanto. Estava muito frio... Quase nao tinha sol... E Rotterdam era apenas uma cidade do nosso imaginario. Mas, as vivencias que tivemos foram surpreendentes.

Nossa primeira parada foi no "JOLO". Um espaco (nao uma instituicao) criado por pessoas que atuam nas relacoes humanas a partir de processos de mediacao de jovens em conflito com suas relacoes de sociabilidade. Um trabalho que envolve associacoes das mais diversas, e que tem por objetivo maior discutir problemas que surgem nas relacoes sociais envolvendo jovens, reservando a eles/elas o direito e a possibilidade de resolver seus proprios problemas; sem a interferencia e decisao de qualquer outra pessoa que esteja fora dos sentimentos que envolve o problema. Foi a primeira vez (confesso), que vi sendo utilizada teorias da "Analise Institucional" (a partir de processos de mediacao), por pessoas nao tradicionalmente institucionalizadas (pedagogos, professores, psicologos, assistentes sociais...). Um trabalho que valoriza, acima de tudo, a condicao humana e sua capacidade de resolver seus proprios problemas, a partir de uma coisa simples: "linguagem". Pois, TUDO, e resolvido atraves de processos dialogados dialogicamente. Importantissimo!!!

Depois seguimos para a Curia Diocesana da cidade de Rotterdam, e fomos recebidos pelo Vigario Geral e o Chanceler da Diocese. Tivemos um "almoco holandes"; a mesma coisa do cafe da manha... hahahahahahahahaha... (eu particularmente adoro esses almocos), e trocamos muitas ideias sobre a igreja e o cristianismo tanto no Brasil quanto na Holanda. E uma coisa que tivemos a possibilidade de aprender foi que o cristianismo jamais pode ser vivenciado na individualidade. Isso foi muito importante. Em seguida visitamos uma pequena capela no interior da Curia, onde vimos - entre algumas coisas - uma gravura de uma passagem do evangelho: "O Caminho de Emaus". Nos despedimos do Chanceler, tiramos fotos, e fomos conhecer um dos portos mais importantes para a economia do mundo: o Porto de Rotterdam! Nossa! Quanta coisa vimos! Navios... Estaleiros... Pontes... Construcoes novas, outras (poucas) antigas... Grandes edificios... Moinhos... Embarcacoes com capacidades gigantescas... Tudo sendo muito fotografado.

Em seguinda um momento MUITO IMPORTANTE: ver um monumento erguido ao lado do Museu Maritimo (que visitamos), e que esta posto para que todas as pessoas que vivem em Rotterdam lembrem do que a cidade passou durante os ataques na Segunda Grande Gerra. Essas lembrencas ainda sao muito fortes. Obvio! Mas uma coisa e certa: a capacidade de soerguimento desse povo e fantastica! Tudo foi absolutamente reconstruido, e acreditamos que holandeses e holandesas tem muito orgulho disso. Depois visitamos o Museu Maritimo, onde vivenciamos um passeio no interior de um navio antigo atracado fora do museu (claro... hahahahahahaha...), e foi uma visita muito prazerosa, que terminou as 5h em ponto, dentro do Museu. Agora a parte de requeacao, e que aprendemos muito, tambem: a visita a comunidade caboverdiana, numa paroquia de Rotterdam. Tivemos comida caboverdiana... Dancamos ritmos do Cabo Verde... E conhecemos um pouco como os caboverdianos vivem em Rotterdam.

Vou resumir por que acho que escrevi demais... :) Voltamos para a Estacao de Delft, pegamos nossas bicicletas e voltamos para casa com as familias que tao bem nos acolhe. Poderia escrever muito mais sobre esse dia de muito trabalho... Um dia muito cheio... Mas agora vou finalizar, pois "Ik ga slapen, want ik ben moe". hahahahahahahah... Primeiro Joop me ensinou a expressao "Ik ben moe", e depois meu grande (pois ele e grande mesmo) professor Jan deu-me a primeira licao em holandes, e ensinou-me a expressao toda que escrevi agora!!!

Dank well allemal!!!

22 comentários:

  1. Eihn???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. MUITO PROFUNDO, NÉ???????

    ResponderExcluir
  3. Manucaaaa...
    Continuo com saudades...
    O que eu faço?!
    ;*

    Ass: Marcinha

    ResponderExcluir
  4. fatos e fotos mostram a garra e coragem do grupo, conforme relata rodrigo, que aprenderam que o cristianisno não pode ser vivencido na individualide e que estão tendo um crecimento intelectual, são visivelmente e notados ,nas fotos e na grarra de voces. um abraço carinhoso a todos voces e um beijo para Luciano, de seus pais . Pedro e Dorinha.

    ResponderExcluir
  5. Lindas palavras só podiam ser de meus pais. Estamos aprendendo muito com vcs, bjs!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Lindo!!!
    Seus pais são de uma imensa sabedória mesmo Lú.
    E que td que vcs estejam aprendendo ai, vcs possam repassar p os amigos e parentes.
    Beijos em todos e muita paz!!!
    Denise.

    ResponderExcluir
  7. Eu andando a pé do escritório onde trabalho, para a residência de meus pais em Campina Grande na hora do almoço a distância não é tão grande, mas no calor que está fazendo parece uma viagem. Fico imaginando como seria suportar a temperatura que vcs estão enfrentando de até -7, é de assustar, que vcs estejam bem de saúde. Lu

    ResponderExcluir
  8. Acho que vou pra Holanda tbm ;D
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Aninha, aqui tudo bem.
    Estou acompanhando o blog todos os dias, tudo é realmente fantástico.
    Um abraço carinhoso para todos do grupo.
    Beijos.
    Nanetes

    ResponderExcluir
  10. Olá Grupo Viva, que coisa mais linda que acabei de ler, estou fascinada com a viagem de vc´S e com a beleza das fotos...Por falta de tempo de utilizar a internet nessas férias, só agora vim visitar o blog. Fico muito feliz por todos que estão aí, que além de respirando novos ares, estão alimentando ainda mais a vontade, os anseios de conhecer e aprender coisas novas e de realidades diferentes da nossa. Espero que se cuidem bem, Pelo amor de Deus se agasalhem direitinho, tá?!

    BeijosS a todos especialmente os meus xodôs Paulinha, Ayron e Lalinha!

    ResponderExcluir
  11. Estou aguardado novas noticia(Curioso nem um pouquiho ) um braço.Pedro.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa, mãe quer saber quando voçê volta, mande noticias, um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Bora brincar de dá notícias, estamos anciosos, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Estou aguardando novas noticias(curioso nem um pouquinho ) .Um abraço. Pedro.

    ResponderExcluir
  15. All...hoe gat het?goedemorgen...how are you?Ik wens u allen goed...ik ben benieuwd naar nieuws is goed...jer jurk harte en neem warme dranken en niet te koelen van de longen...All estamos com muita saudades...eu Lá e seu pai..mas ao mesmo tempo muito felizes pela realização de um de seus sonhos...creio que voce esteja muito feliz...um forte abraço a todos do grupo viva..vcs são uns guerreiros...é assim que se vence os obstáculos e se chega ao alvo de qualquer objetivo na vida..que DEUS os abençoe...sob SUA proteção DIVINA em todos os passos ai nesse lugar tão frio e distante..mas lindo e acolhedor...postem notícias no blog e coloquem fotos..estamos todos ansiosos por notícias novas...desejo que todos do grupo se renovem em todos os sentidos de suas vidas tirando lições de toda viv~encia experimentada ai por voces...creio que de tudo vcs irão aprender muitas coisas que servirão para o crescimento pessoal de cada um...como um ser humano melhor do que ja são...xêros no coração de todos...aproveitem para refletir como DEUS é grande e maravilhoso na vida de cada um de vcs e que nada acontece por acaso..reflitam em todos os sentidos da vida de vcs..como Deus está trabalhandpo para que cada um seja mais capacitado de acordo com suas caracteristicas e suas necessidades pessoais...sejam um apesar das diferenças...se cuidem...se protejam bem do frio...fiquem bem agasalhados e tomem bastante chocolate...chás...ou qualquer outra bebida quente para manter os pulmões aquecidos..bjos pra vc meu filho...AMO VOCÊ...I love you...Ik hou van jou...Tot straks!!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oi galera do Brasil! Estive hoje com Pe. Gabriel, em Monteiro, ele está muito feliz por vcs, aproveitem o máximo. bjos!!!!
    Magna de Monteiro

    ResponderExcluir
  18. Meu querido Emanuel!!

    Seu pai, sua mae, e seus irmãos estão com muita saudades, mas tambem muito contentes com essa sua experiencia inovadora.
    Espero que voce aproveite bem.
    Um grande abraços para todos os seus amigos (as) do grupo vida e "new holand", (escrevi certo ? KKKK!
    Cadê a foto com a camisa do GALO?????

    Beijão do seu Pai!

    ResponderExcluir
  19. Larissa, todos os dias tenho que mostrar o blog para Mainha, que fica muito feliz pelas conquistas conquistadas por vocês...
    Um beijo enorme e a saudade aumenta a cada dia.
    Te amomos!!!

    ResponderExcluir
  20. Vanessa, mande noticias,um abraço(email: hercules.h.a@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Chegueiiiiiiiiiiii!!!

    Caracaaaaaa, Naniquinho tu tá é inpirado visse, a voz do psicólogo ressoou fortemente. Adorei a descrição à luz da psicologia e dos efeitos que a linguagem proporciona nas pessoas, trabalho com isso, e sei muito bem o quanto é importante a comunicação!!! Mas, o que mais gostei na sua fala foi a maneira como você descreveu sua experiência cristã: acho que vamos fazer sua primeira eucarístia agora, vou falar com pe Pedro kkkkkk você conseguiu experienciar o verdadeiro motivo cristão: a vida em comunidade, tudo o que aprendemos sobre Jesus foi através da sua experiência e da importância que ele dava a vida em comunidade!! Gostei de ver, Netto precisa er isso rsrsrs

    Beijos pessoas, sim... o sol tava uma delícia kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. All..goedemiddag...hoje seu pai fez sua matrícula no redentorista...e a matrícula da UEPB..fiquei preocupada como vc deixou essa parte?..Creio que vcs devem está muito cansados fisicamente de tantas atividades e ainda ter que ficar num pc postando sobre as atividades diárias..mas deem noticias...estamos com saudades...All o meu pc hoje deu aquela mensagem que deveria pedir ajuda para o administrador da rede...pasme..eu resolvi o problema..e a net voltou a funcionar..to uma ninja na informática...kkkkkkkkkkkkkkkkk...eu pensei eita...sempre quem resolve é vc...mas me virei nos 30...a dor ensina a gemer...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir