quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Den Haag: algumas paginas da historia e da politica holandesa.

Por Rodrigo Pontes de Mello

Podemos comecar esse texto colocando algo que consideramos muito importante: tivemos privilegios significativos durante esse dia. Acreditamos que o primeiro desses privilegios foi o fato de estarmos vivenciando com cidadaos/as holandeses/as a primeira experiencia de conhecermos o Ministerio da Educacao e o Parlamento Holandes. Nao so para nos, mas para os/as holandeses/as (nao sei se para todos/as, todavia pelo menos para a maioria deles/as), foi a primeira vez que estivemos em lugares tao importantes na politica educacional e democratica desse pais. Embora fiquemos todos\as deslumbrados\as com a grandiosidade e beleza das edificacoes na nossa "conhecida" Haia (aquela que nosso compatriota Rui Barbosa arrancou aplausos do mundo inteiro), o que mais uma vez nos chamou atencao foi compreender a importancia que esse povo destina a Educacao.

Por essa razao, tivemos mais um daqueles dias de aprendizado intenso. Comecando por uma visita a um espaco semelhante a nossa "Casa da Cidadania". No entanto, mais complexa e com uma estrutura arquitetonica muito maior do que conhecemos no Brasil - e esse espaco e politicamente central. E importante lembrar que Den Haag (Haia) e constituida como o centro politico da Holanda. Por essa razao, todos os processos que viabilizam relacoes envolvendo cidadania, estao centralizados nessa importante cidade. Depois tiramos fotos num monumento erguido para celebrar a memoria de "Willem Den Eerste - Prins Van Oranje". Esse monumento esta numa praca em fronte ao antigo "Departamento de Justica" holandes, d'onde seguimos para uma praca que faz parte do caminho percorrido pela Rainha quando vai apresentar ao Parlamento Holandes as metas para o exercicio de um ano.

Depois fomos ao lago que fica por tras do Parlamento Holandes, e vimos a estatua de um menino (Joaozinho - um menininho que e cheio de resenha!) que é simbolo folclorico do pais, que tinha salvado a Holanda com seu dedo indicador, ao coloca-lo em um furo de um dique. Coisa de folclore mesmo! hahahahahahaha... Entao agora seguimos para onde? Para a casa do "Nosso Mauricio de Nassau". Sim... Isso mesmo! Conhecemos a casa do homem que fez de Pernambuco uma potencia economica, arquitetonica, cultura e artistica na America Latina, durante o tempo em que esteve responsavel por ele. E que, embora ele seja conhecido aqui como "Mauricio do Brazil", nao estou falando de Brasil! Estou falando de Permanbuco!!! E nesse momento grita minha alma pernambucana sem o controle da racionalidade textual. Sendo o momento em que senti maior emocao  quando vi o Rio Igarassu banhando Itamaraca, e que foi pintado pelas maos de Frans Post. Um capitulo a parte nesse nosso dia; e se eu fosse continuar escrevendo sobre a Casa de Mauricio...


Em seguida nos dirigimos ao Ministerio da Educacao, Cultura e Ciencia, onde fomos recebidos pela Secretaria Ministerial Marja van Bijsrterveldt. Tivemos um lanche com ela, conversamos rapidamente sobre a educacao na holanda e falamos um pouco sobre a nossa educacao no Brasil. E uma coisa muito importante ela disse: a educacao e fundamental para o desenvolvimento do pais em todos os sentidos, sobretudo economico. Obviamente que, enquanto pais, nos temos conhecimento e ciencia disso... O que a holanda se diferencia de nos e que eles SABEM e tem CONSCIENCIA disso. O que estamos vendo aqui na Holanda e uma educacao seria, responsavel e que, acima de tudo, tem um projeto de nacao. Nao e por acaso que quase toda a educacao aqui e publica. Ha uma razao CIDADA por tras disso. Sem duvida nenhuma tivemos mais uma grande aula sobre politica educacional pela manha. Depois seguimos para o Parlamento Holandes.

Unindo antigo e contemporaneo, o Parlamento tem uma estrutura arquitetonica muito grande. A parte antiga ainda funciona com muitas e diferentes salas, para tambem diferentes fins; alguns desses espacos podemos visitar, e entramos num arquivo onde estam TODAS as atas, que relatam a historia das atividades parlamentares. Obviamente que tambem temos isso no Brasil... Mas e magnifico ver a historia daqui, tambem!!! E nesse espaco e importante dizer que existe uma lacuna, em uma das estantes de atas, que representa o periodo em que a Holanda estava sob o controle do Nazismo; nesse espaco de tempo o Parlamento nao funcionou. E incrivel nao so ver, mas tambem sentir como o simbolismo e forte nas relacoes humanas e politicas. Tambem visitamos salas onde estam quadros e bustos de "Primeiros-Ministros", alem de visitarmos a sala onde estao os quadros de Reis e Rainhas da Holanda, desde 16 de marco de 1815. Ou seja: e importante dizer que a Monarquia na Holanda e um pouco mais velha do que nossa Republica do Brasil (15 de novembro de 1889). Bem... Assistimos uma parte da sessao parlamentar de hoje. Nao entendemos nada (tava tudo em holandes, claro), mas foi interessante ver que tambem o parlamento aqui tem dias que esta quase fazio (como no Brasil), e que tambem tem parlamentares bocejando e dando atencao a outra coisa que nao seja a fala de quem esta usando a tribuna. hahahahahahahaha...

Entao... Ja escrevi muito, ne? Pois bem. Vou parando por aqui, dizendo que foi otimo o dia, e que mais uma vez aprendemos MUITO sobre a Holanda. Com a mais absoluta certeza estamos carregando em nos saberes importantes para vivenciarmo-los no Brasil. Proxima sexta-feira vamos voltar a Den Haag para visitar o "Palacio da Paz". Eu, particularmente, estou contando os minutos para conhecer outro lugar MUITO importante, nao so para a Holanda - mas para o mundo - que e o Palacio da Paz. Sei que nosso Pau-Brasil esta la fazendo parte daquele palacio. Com certeza vamos falar mais sobre Haia proxima sexta-feira.

Abracos a todos/as

P.S.: Mais uma vez lembro que a ausencia de pontuacao nesse texto esta relacionada a diferenca de teclado. Por favor, tentem imaginar a correta ortografia e pontuacao. Obrigado.

11 comentários:

  1. De Alexandre
    Para: Noelma

    Olá meu grande amor, gostaria de lhe dizer que estou com muitas saudades de ti e do nosso filho lindo. És a mulher da minha vida, e tenho muito orgulho de estar casado contigo a quatro anos. Fica com Deus e continua pensando em mim. Te amo de uma forma muito especial.

    ResponderExcluir
  2. Ramon, se vc puder ver seu orkut,porque pode não ter chegado o imail q eu enviei à vc. Segunda mesmo eu mandei, mais, não chegou a ti.
    Fica com Deus!!!!! Não se preocupa não, em relaçao em vc não telefonar, eu entedo viu!!!
    Um grande bjo!!!!! te amo!!!!


    OI grupo VIVA!!!!! um grande abraço à todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi All...boa madrugada por aqui...fiquei sem sono e vim xeretar o blog...concordo com vc All...que o Rodrigo tem talento adormecido..."eita caba bom nos palavriado...kkkkkk"Um relato fidedigno com detalhes importantes de ser lembrado como as referências aos nossos ilustres brasileiros citados no texto...parabéns Rodrigo...que pena All que você não pôde participar com sua presença em cada lugar desses...mas é melhor se recuperar bem...e acompanhar o restante da programação pelo blog...All ta estranho sem vc por perto...mas da pra suportar...ta bem pertinho de martar as saudades...nossos amiguinhos gatos estão me dando um trabalho imagina só...sim,começaram minhas aulas...universidade e o inglês..estou vindo pouco comentar por isso tenho que estudar...glória a DEUS por tudo...pois em tudo ElE tem um propósito...lindas fotos do grupo...abraços a todos...parabéns pra vocês meninos privilegiados por Deus e abençoados em seus esforços...pra estarem ai adquirindo conhecimentos e trocando figurinhas sobre a cultura Brasil /Holanda...tenho plena certeza que as mentes de vocês nunca mais esquecerão todo esse aprendizado vivenciado por todos...mesmo você All que está impossibilitado de acompanhar o grupo...está aprendendo muito através dos relatos dos meninos que aqui postam diáriamente sobre as visitas aos pontos mais significativos para esse povo que através da história de seu país...mostra as lutas e desafios de um povo de um pequeno país em extensão territorial...mais grande em potencial político, econômico e sócio cultural..isso nos remete a pensar baseado em todo relato do Rodrigo ...o valor que se tem pra um país a educação de seu povo...que apesar das batalhas de superação ao longo do tempo...souberam através do valor da educação reconstruir e fortalecer seu país...bem...vou botar os zoinhos pra murchar pois num vou virar teteu...kkkkk...eu e Rodrigo temos algo em comum...quando senta na frente de um teclado...affe...aja histórias pra contar...kkkkk...meu Deus obrigada por tudo e cuida de todos do grupo...xêros e beijos e abraços a todos...até mais vê...kkkk...ou escrever???????....eis a questão...

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei o post. Muito bom saber que vcs estão sabendo aproveitar cada experiencia vivida aqui ao máximo, e que através dos relatos de cada um, todos podem aprender com vcs também.
    Como vcs disseram, a educação aqui na Holanda é tida como algo de primeira importância, e é por isso que é um país tão desenvolvido e organizado. Sou feliz de poder educar meu filho aqui, pois sei que a educação dele vai ser sempre uma prioridade, para mim que sou mãe e para o governo que investe seriamente neste sentido.

    Abraço para todos do grupo VIVA, é uma pena que esteja tão pertinho de acabar o intercâbio. Aproveitem cada minutinho restante.

    Tot ziens. 0/

    ResponderExcluir
  5. OLÁ GRUPO VIVA, BOM DIA AQUI NO BRASIL, ESTAMOS CONTANDO OS DIAS PARA VCS CHEGAREM, APROVEITEM TUDO AI E VENHAM COM DISPOSIÇÃO POIS QUEREMOS SABER DE TUDO NOS MÍNIMOS DETALHES, VAMOS ENCHER O SACO DE TANTO PERGUNTAR,KKKKKKK
    BJS!

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Lano, traga nossos presentes, esqueça não.kkkkkkkkkkkkkk

    Nós

    ResponderExcluir
  7. Alysson... Foi muito bom o dia de ontem. Seria muito bom se voce estivesse conosco, tambem. Mas, melhor ainda, e saber que voce esta se recuperando bem. Estaremos com voce em alguns instantes.

    Dona Luciene... Fico feliz que voce tambem tenha gostado do texto. Procurei colocar um pouco do muito que estavamos vivendo por aqui.

    Abracos a todos/as... Rodrigo Mello

    ResponderExcluir
  8. Manucaaa!
    Representando o GALOOO! \o/
    É isso aew..
    Só de aviso aos trezeanos..
    O Galo ontem ganhou do até então líder
    do Campeonato PB, o Sousa...
    Vitória por 2x0, com direito a liderança do GALO!
    Vilar estava pra sair do Treze, mas já confirmou
    sua permanência...
    Beijo a todos! ;*

    Ass: MARCINHA ;D

    ResponderExcluir
  9. A propósito onde meu irmão estava na hora da foto, a primeira postada...
    Aonde está Luciano, procura-se!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Pois é tb concordo que Rodrigo podia ser historiador, pense num relato arretado de bom. kkkkkkkkkkk
    Também conheci boa parte do que vc relatou e é msm de ficar encantado.
    O palácio da paz tb é lindo pena que não se pode fotografar.
    Bjs!!!!!!
    Lau....
    PS: Que bom q o garoto se recuperou.

    ResponderExcluir
  11. Naniquinho, não tem aquela foto que tá do lado do lugar que tu diz parecer ser a "Casa da Cidadania" aqui?? É quase a mesma rapaz!! Acho que tu pegou a foto da nossa aqui, dá pra ver nitidamente o Açude Velho nessa ai que tu diz ser a da Holanda... deixe de fazer propaganda enganosa que essa foto é campinense kkkkkkkkkkk

    Tô toda besta com vcs por terem visto de perto o sistema educacional dai. Se puder, deixem um currículo meu pra eu dar aulas na Holanda, será um grande prazer rsrsrs

    Aguardando o retorno de vcs com ansiedade,
    Kuska.

    ResponderExcluir