quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VALEU A PENA...SOMOS PESCADORES DE SONHOS!


Ana Paula Brito, pelo Grupo Viva!

Olá amigos e familiares que acompanharam nas últimas três semanas as aventuras e descobertas do Grupo Viva! de Intercâmbio Cultural, Brasil & Holanda. Gostaria de falar, com o coração agradecido, que valeu muito a pena investir nesse sonho.

Na verdade, esse projeto teve início em 2006 com a visita de Pe. Huub, Joop e Toos ao Brasil. Foi a partir de uma motivação para a vinda de jovens holandeses da região de Schipluiden para conhecer e vivenciar o cotidiano do povo nordestino. Logo mais, em 2007, surge o grupo Vamos Schipluiden, com jovens e acompanhantes que deixaram suas marcas, em especial, na cidade de Garanhuns, ajudando nas comunidades atendidas pelo Pe. Gabriel. O projeto deu tão certo que logo o grupo virou uma fundação.

Por ocasião do jubileu de 50 anos de vida sacerdotal de Pe. Gabriel, eis que em janeiro de 2009, vem da Holanda para participar da festa o grupo Alegria, e em meio as comemorações, numa conversa descontraída, surge a idéia de também jovens brasileiros realizarem esse intercâmbio, desse modo, poderiam também experimentar dessa vivencia com os holandeses em seu país.
Portanto em 2009 se amadureceu esse projeto, foi escolhida a Escola Técnica Redentorista para participar desse intercâmbio, e 300 jovens se disponibilizaram a participar, sendo escolhidos dentre tantas seleções apenas 4 alunos. O grupo Viva foi composto por 10 pessoas que realizaram diversas atividades, viveram 1 ano de preparação, conhecendo um pouco mais de si mesmos e também da cultura holandesa. 
Nesse período recebemos mais um grupo da Holanda, o Vamos 2, dessa vez foi realizada uma atividade em conjunto na Vila do Jubileu em Garanhuns, VAMOS e VIVA colaboraram para uma melhor qualidade de vida para o povo daquele bairro carente.

Em 17 de janeiro de 2010 embarcamos para realização do nosso sonho, ainda inseguros do que íamos encontrar, numa realidade totalmente diferente da nossa, fomos levar nossa alegria e trocar experiências com o povo holandês. O tempo estava bastante frio, mas ao contrário da temperatura encontramos um povo caloroso, entusiasmado, que nos aguardava com tanto amor e carinho. 
Foram de fato 3 semanas inesquecíveis, tanto para o Viva, quanto para o Vamos e tantas outras pessoas que nos acompanharam. Essa experiência nos enriqueceu bastante, conhecemos o cotidiano das famílias holandesas, um pouco da história, cultura, política, tivemos momento de lazer e diversão, apreciamos como está estruturada a educação, mas acredito que a maior lição que tiramos de toda essa vivência, foi que: o amor é mesmo a linguagem universal. Foram apenas 3 semanas, mas de intensos sentimentos, tudo muito grandioso, e a língua e os costumes não foram empecilhos para que houvesse uma total integração entre os dois povos.

Há 3 dias estamos de volta, mas como vocês podem ler nos relatos abaixo, foi tudo programado com tanto carinho para a gente, que ainda estamos meio que anestesiados com tanta beleza, gratuidade, estamos reorganizando na cabeça e no coração, todas as experiências vividas.

Agora é hora de dar continuidade a vida, agradecendo mais uma vez a hospitalidade, generosidade de todos que nos acolheram na Holanda. Quero dizer que os 10 jovens que participaram desse intercâmbio não voltaram mais os mesmos, fomos modificamos pelo amor, pelo espírito de fraternidade, trouxemos em nossos corações um pedacinho da Holanda, um pouco de uma gente que contribuiu para a nossa felicidade e crescimento.

Um grande abraço a todos que leram nossas postagens, mandaram recadinhos... abraços e beijos a todos os holandeses que pelo Google Tradutor também leram o blog. Fiquem com Deus, paz, amor e felicidades para todos. Que a alegria reine em nossas casas, em nossas vidas.

Até a próxima...

Tot ziens!

Valeu a pena, eh, eh!

2 comentários:

  1. É isso mesmo aninha! \o/
    Todas as suas palavras foram colocadas
    de forma clara, sincera e bonita!

    Só quem sabe escrever, viu!
    Saudades de tudo o que aconteceu e das pessoas que conheci na Holanda!

    abraços e beijos
    Luciano -VIVA \O/

    ResponderExcluir
  2. Eita quase chore agora visse, vivi essa experiencia com Airon q também esteve acompanhndo vcS em 2004, realmente é tudo verdade o q vc ANA coloca... sabe estou revivendo a minha visita também de 3 semanas na sua narração, q maravilha ter estado nesse país encantador q marcou pra sempre a minha vida... sonho eu em retornar lá um dia... nem q seja em Amisterdan... estive em tantas cidades, tantos lugares de lá... me recordo de cada um e v as fotos e os videos q fizemos é trazer para perto tudo novamente é viver de novo. paz e bem e obg. por me fazer recordar tão bons momentos. Carlos Silva Grupo MADE In Sertão e MutirãO. 2002/2004

    ResponderExcluir